e dos Estudantes
Anti-imperialista, juvenil<br>e de massas
Entre 14 e 22 de Outubro de 2017, a cidade de Sochi, na Rússia, recebe o 19.º Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes (FMJE). A JCP participou na 1.ª reunião preparatória do FMJE, que decorreu em Caracas, na Venezuela, entre os dias 3 e 8 de Junho.
Em nota divulgada segunda-feira, 13, a JCP informou que a reunião ratificou as decisões do Conselho Geral da Federação Mundial da Juventude Democrática relativamente à iniciativa, designadamente o Apelo à Juventude, que lança oficialmente o Festival, e o lema deste: «Pela paz, a solidariedade e a justiça social, lutamos contra o imperialismo! Honrando o nosso passado, construímos o futuro».
A JCP sublinha que o 19.º FMJE volta à Europa num momento particularmente significativo, realçando a situação na Ucrânia; o cerco contra a Federação Russa; a chamada «crise dos refugiados»; o crescimento de forças fascistas e reaccionárias em vários países, articulados com uma ofensiva ideológica; a cada vez maior confirmação do rumo federalista, militarista e neoliberal da União Europeia.
Acresce que este Festival irá celebrar duas importantes datas: o centenário da Revolução de Outubro, e o 70.º aniversário do movimento dos festivais.
«A 1.ª Reunião Preparatória Internacional foi também um momento de solidariedade de jovens de todo o mundo para com o povo e a juventude venezuelanos, para com o processo bolivariano, assim como para com a América Latina e Caraíbas, que enfrentam hoje diversos ataques promovidos pelo imperialismo», destaca ainda a JCP.